Prefeito Municipal Ronaldo Verdadeiro assina termo de oficial da Sala Mineira do Empreendedor para Uruana de Minas.

O Prefeito Municipal de Uruana de Minas, visando fortalecer os negócios locais, assina o termo de adesão a Sala Mineira do Empreendedor, que irá ser implantada, até o final de 2018.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Darlan Vieira, mentor dessa iniciativa estará à frente dessa coordenação.

O que é:

A sala mineira do empreendedor é o espaço único no município para contato do empreendedor, independentemente de seu porte, com o poder público e entidades pró-empresário a fim de formalizar seu empreendimento em todos os níveis, obter orientações, informações e buscar o conhecimento para o seu desenvolvimento profissional e de seu empreendimento.

Quem estará presente?

Para receber o nome de Sala Mineira do Empreendedor e apoio do projeto, deverão estar presentes, obrigatoriamente, Jucemg, Sebrae Minas e Prefeitura Municipal. Isso irá assegurar que o atendimento mínimo ao empreendedor aconteça de fato. Entretanto, a Prefeitura deverá considerar outros parceiros que possam contribuir para melhorar e simplificar o ambiente de negócios no Município, como as Associações Comerciais, CDLs, Sindcomércio, Associações de Produtores, Sistema “S”, Faculdades, Bancos, Cooperativas de Crédito e outros. Estas parcerias poderão ser fundamentais na hora de viabilizar os custos de implantação, além de fortalecer e complementar as atividades da Sala.

O que será feito?

A Sala Mineira do Empreendedor está ancorada em três pilares fundamentais para seu funcionamento: Orientações • Serviços • Capacitações.

Orientações e informações

1. Orientação prévia sobre o processo de registro (CNPJ, Inscrição Estadual e Inscrição Municipal);
2. Orientação prévia sobre o processo de licenciamento municipal (Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Meio Ambiente);
3. Cadastramento como fornecedor da Prefeitura;
4. Participação nos processos de compras públicas municipais;
5. Mapa de oportunidades para o empreendedor;
6. Distribuição de material informativo sobre empreendedorismo.

1. Consulta de viabilidade;
2. Protocolo do licenciamento municipal de MEI, ME, EPP e demais empresas;
3. Emissão das guias de recolhimentos das taxas municipais para processo de formalização, alteração e baixa;
4. Formalização e emissão do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI);
5. Elaboração e envio da Declaração Anual do Simples Nacional – DASN SIMEI;
6. Entrega do CNPJ, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal, Alvará de Localização e Funcionamento e demais documentos de licenciamento.

1. Programação regular de capacitações Sebrae Minas;
2. Programação regular de capacitações Jucemg;
3. Capacitações realizadas pelos parceiros.