Meio Ambiente e Conselho de Turismo instala placas de orientação e conscientização na Cachoeira da Jiboia.

A Secretaria de Meio Ambiente em parceria Conselho Municipal de Turismo de Uruana de Minas instala placas de sinalização e de orientação na Cachoeira da Jiboia, de Uruana de Minas, no mês de setembro. A ação tem como objetivo aumentar a segurança destes locais, alertando sobre os riscos existentes aos turistas, além de conscientizar sobre a importância do descarte correto do lixo produzido em áreas verdes. São várias dicas de segurança para os usuários, entre elas, poço fundo, pedras escorregadias, práticas de rapel. O material contém também questões de educação ambiental, como mal-uso sustentável dos recursos naturais, a proibição de som automotivo, bebida alcoólica, acampamento e fogueira, até porque são em propriedades particulares e precisa de autorização para entrar. No mês de junho foi aberta a Central de Atendimento ao Turista em Uruana de Minas (CAT), com guias de turistas capacitados e fica localizada na Rodoviária, onde os turistas serão orientados e guiados para as visitações as cachoeiras.
Até o momento, a Secretaria de Meio Ambiente colocou 5 placas na cachoeira da jiboia, está sendo feita a trilha ecológica e área de preservação ambiental do município. Serão instaladas 100 placas em aproximadamente 5 meses nas regiões de maior risco de acidente no município. A instalações começaram de forma estratégica para receber a alta temporada que começa em outubro, e as regiões com cachoeiras e trilhas, recebem milhares turistas com o Projeto do Cicloturismo que a cada dia cresce no município.
“Queremos conscientizar, alertar e educar sobre os perigos que as áreas podem apresentar para os frequentadores e também o mal-uso desses recursos desses locais, pois temos que cuidar, monitorar e preservar nossas cachoeiras. Muitas pessoas não sabem que algumas práticas nesses locais, são perigosas e às vezes até criminosas, pois fico triste quando chego na cachoeira e encontro sinais de fogueira, latinha de cerveja e lixo jogada nas trilhas e no rio. Estaremos fazendo campanhas de conscientização e fiscalização dos atrativos turísticos com rigor. O poder público e o Conselho Municipal de Turismo de Uruana de Minas, estão presentes e atentos também nessas regiões”, disse a Secretaria de Cultura e Conselheira Municipal de Turismo – Ivone Ferreira. Ela também destacou a importância deste tipo de trabalho antecipado, que vai reduzir o número de acidentes e de ocorrências na região. Esta ação está sendo muito importante para Uruana de Minas. Aqui é um lugar turístico. Já conseguimos reduzir as queimadas entre os produtores rurais. As placas vão conscientizar a população e os turistas para preservação e manutenção da nossa região”.
“Queremos aumentar as vertentes da Educação Ambiental e, por conta disso, realizamos um trabalho também nas escolas. A ideia é evidenciar as ações para todo o município. Disse” Secretário de Meio Ambiente – Galba Lourenço.

IMG-20180921-WA0065

0 0 870 01 setembro, 2018 Destaques, Sec. Des. Econômico & Turismo, Sec. Meio Ambiente setembro 1, 2018