1° Conferência Municipal dos ODS em Uruana de Minas.

No dia 12 de julho aconteceu a 1° Conferência dos ODS no município de Uruana de Minas, um marco na história dos uruanenses. O prefeito municipal Ronaldo Verdadeiro, destaca a importância da implantação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e o seu sucessor os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no planejamento estratégico de governo para o município localizado no Noroeste Mineiro.
O senhor José Idelbrando apresentou o Plano de Ações 2018 para a implementação dos ODS nos 19 municípios do Noroeste de Minas e estruturação de redes NOES.
A Palestrante Ana Cristina da CNM, falou sobre “ O QUE SÃO AS ODS” A “AGENDA 2030 DA ONU”.
Foi apresentada a comissão dos ODS, na qual a administração municipal de Uruana de Minas tem representatividade, onde a senhorita Jeane Borges – Engenheira Ambiental do Município e Ivone Ferreira – Secretária Municipal de Cultura fez a apresentação das metas e indicadores de Uruana de Minas nos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Em 2015 os países tiveram oportunidade de aderir a uma nova agenda de desenvolvimento sustentável e um acordo global sobre mudanças climáticas. Assim, baseado nos oito ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) surgiram os ODS para completar os esforços e resultados obtidos na agenda anterior. São 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Seus temas foram divididos em quatro dimensões principais: social, ambiental, econômica e institucional.

Os objetivos de desenvolvimento sustentável são:

ODS 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;
ODS 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição, e promover a agricultura sustentável;
ODS 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
ODS 4. Garantir educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos;
ODS 5. Alcançar igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
ODS 6. Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos;
ODS 7. Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e moderna para todos;

0 0 950 12 julho, 2018 Destaques, Sec. Administração, Sec. Des. Econômico & Turismo julho 12, 2018