Encontro de Ciclista na Cachoeira da Jiboia.

A Central de Atendimento ao Turista de Uruana de Minas – CAT – que realiza campanha de conscientização ambiental e monitoramento de pesquisa com ciclistas e turistas da região que visitam o município realizou no dia 15 de novembro “Encontro de Ciclistas na Cachoeira da Jiboia”.
O evento aconteceu no dia 15 de novembro como de tradição a 15 anos a partir das 8hs na Cachoeira da Jiboia já é um evento consagrado pelos ciclistas da região.
Com o projeto Cicloturismo no Noroeste Mineiro – Rodas da Natureza, que iniciou 2017, o encontro
deste ano, o 15º, alavancou recebendo ciclistas de Unaí, Arinos, Natalândia, Riachinho, Urucuia, Uruana de Minas e Brasília. A secretaria de Desenvolvimento Econômico com o apoio da Prefeitura Municipal realiza o monitoramento de fluxo de turistas na Cachoeira da Jiboia e a secretária de Cultura, Ivone Ferreira, idealizadora do projeto explicou que esta ação vem de encontro as Políticas Públicas de Turismo de Uruana de Minas e o Plano Municipal de Turismo e falou da importância deste monitoramento para que o turismo se desenvolva de forma equilibrada e sustentável beneficiando, tanto turistas, como a comunidade de Uruana de Minas, e é fundamental que haja este planejamento, pois o município está se organizando para se tornar um destino turístico. No evento, os ciclistas preencheram o Formulário de Monitoramento de Turistas do (CAT) que iniciou uma campanha de conscientização ambiental na questão do mal-uso dos atrativos turísticos, pois vem enfrentando alguns problemas com o lixo que é deixado nas cachoeiras, nas trilhas e no Balneário do Rio São Miguel. O importante é conscientizar os turistas para que levem o lixo produzido com eles para que possam dar o destino correto, preservando os rios e cachoeiras do município.
O prefeito Ronaldo Verdadeiro se fez presente como anfitrião do evento recebendo os ciclistas, ressaltando a importância do desenvolvimento do turismo para o município: “pois Uruana de Minas tem um potencial turístico enorme que pode melhorar a vida da população”.
Estiveram presentes mais de 100 ciclistas e algumas autoridades, como o prefeito de Natalândia, Geraldo Magela, que chegou pedalando do seu município com um grupo de ciclistas, Juscélio Queiroz do Sebrae Microrregião Urucuia Grande Sertão; Aguiar Galvão, secretário de Esportes de Unaí, e Dra. Jussara, secretária de Assistência Social
Ao final do evento, a secretária Ivone falou que a campanha já começou a surtir efeito: “Os ciclistas levaram todo o lixo produzido por eles que deixaram somente os rastos. Que será um novo desafio esta campanha de conscientização e que no futuro muito próximo não precisaremos colocar mais lixeiras nos atrativos turísticos do município, pois não existirá lixo a ser recolhido”.

1 0 1380 15 novembro, 2018 Destaques, Sec. Des. Econômico & Turismo, Sec. Meio Ambiente novembro 15, 2018